sábado, 4 de junho de 2011

Camadas da vida - "As sete leis espirituais da ioga"- Deepak Chopra, M.D. e David Simon, M.D.

As pessoas são seres complexos e multifacetados com muitas camadas fecundas, embora o modelo científico ocidental do ser humano tenda a refletir a visão mecanicista newtoniana da vida, que encara as pessoas como entidades fundamentalmente físicas, mecanismos biológicos que aprenderam a pensar.
 Apesar do fato de que quase um século as descobertas da física quantica revelaram que o modelo material da vida é incompleto, a medicina e a fisiologia moderna continuam a considerar as pessoas como basicamente compostas de moléculas.
Segundo essa perspectiva predominantemente física, você não esta deprimido devido a raiva e ao ressentimento que esta sentindo porque a sua mulher ou marido teve um caso com seu melhor amigo ou amiga; antes,tudo é resultado dos niveis inadequados de serotonina no seu cérebro. Se voce simplesmente melhorar o nível dessa molécula neurotransmissora por meio do inibidor seletivo apropriado de reabsorção da serotonina, a sua depressão simplesmente desaparecerá. 
A sua pressão sanguínea não esta elevada em conseqüência do estresse causado pelo seu chefe exigente e sim, devido aos niveis excessivos da substancia química angiotensina.. Se você tomar um inibidor da enzima conversora de angiotensina, a sua pressão normalizará. 
Se você tem dificuldade de dormir a noite, a culpa não é de sua divida enorme com o cartão de credito, simplesmente você não esta produzindo concentrações suficientes do acido gama-aminobutírico. Qualquer um de uma serie de medicamentos corrigirá essa deficiência e você terá um sono tão profundo quanto ao de um bebê.
A abordagem material pode ser extraordinariamente eficaz no alivio dos sintomas em curto prazo . Infelizmente, ela raramente promove um entendimento mais profundo da vida, muito poucas vezes resulta na cura e na transformação e os efeitos colaterais dos medicamentos são freqüentemente limitados.
Ao expandir a vida além de uma perspectiva puramente bioquímica, a ioga nos faz lembrar que vivemos a vida simultaneamente em muitos niveis. A essência da ioga é encontrar a unidade na diversidade da nossa multidimensionalidade. Através dos séculos, os grandes mestres da ioga despertaram os seus contemporâneos para o fascinante paradoxo de que embora, para os sentidos, o mundo seja uma experiência em eterna transformação, a partir da perspectiva do espírito , a infinita diversidade das formas e dos fenômenos é simplesmente o disfarce de uma realidade imutável fundamental.