A inteligência é o agente ou o executor que decide o que temos de fazer. Só quando sabemos de verdade é que somos capazes de tomar uma decisão e de fazer algo. A inteligência é a parte da consciência que executa, o comandante responsável por determinar nossa linha de ação. A mente e o corpo lhe servem de instrumentos. A inteligência estabelece as metas duradouras e fornece o conhecimento para as alcançar; a mente executa suas ordens por meio do corpo e dos sentidos.
A inteligência é a vontade no seu sentido mais elevado- a vontade da verdade, de compreender nossos ideais e de alcançar nossas metas. Ela é a base da aspiração espiritual, o desejo de conhecer Deus. Nossa inteligencia determina o que devemos ou não fazer, fornecendo o modelo ético para o nosso comportamento. A medida que a inteligencia se desenvolve, distanciamo-nos das ações inferiores e acolhemos as superiores. A inteligencia sustenta o empenho de nossa alma para chegar a iluminação.
A verdadeira inteligencia nos leva ao serviço desinteressado, em que agimos pelo bem de todos e em que renunciamos as recompensas de nossos feitos.Por meio dela, empenhamo-nos em primar nas coisas e em fazer o melhor, independentemente das consequências. A inteligencia atua com clareza e decisão para alcançar um objetivo superior e pára de agir quando atinge sua meta. No que concerne a isso , é a ação clara que concerne a inação ou a paz.Disso advêm a proficiência e a mestria em todos os campos da vida, incluindo as realizações espirituais e os poderes ocultos. Por meio disso, podemos ter domínio sobre nosso destino e transcender o mundo.
No momento da morte, os sentidos se fundem na mente e esta, por sua vez, se funde na inteligencia, a qual, na condição de nossa chama interior, nos leva a seja lá que mundo sutil nosso Karma merece.De acordo com os valores e as metas da inteligência , a alma passa a diversos estados posteriores a morte e então volta para mais um nascimento físico. Como é a nossa inteligência, assim é a nossa vontade, o nosso Karma e a evolução de nossa alma. Só nossa inteligência superior pode resistir conscientemente de vida a vida.
É possível que toda inteligencia do poder da verdade jamais nos deixe. Desenvolvê-la deveria ser o principal objetivo de tudo o que fazemos. Por essa razão, a alma e a inteligência estão estreitamente ligadas. A verdadeira inteligência é a mente da alma, sua percepção desperta.
Livro-Uma visão ayurvédica da mente-A cura da consciência - dr David Frawley